terça-feira, 3 de abril de 2012

A LUZ DA PALAVRA


SÉRIE: ALÉM DAS APARÊNCIAS

Tudo na vida tem uma explicação, ou por lógica ou por fé. Porque o riso traz felicidade e o choro descontentamento, porque o ódio adoece a alma e o perdão produz cura, porque a vida oferece tantas possibilidades e caminhos, mas só um é verdadeiro, porque a verdade e o amor andam tão próximos.
Hoje, vamos entender um pouco sobre a palavra chave para se construir uma vida com significado, com sucesso, que influência outras vidas e gerações inteiras, esta palavra o mundo conhece por: AMOR.
O mundo fala de amor, as músicas falam de amor, os poetas e filósofos falam de amor, os idosos e jovens falam de amor, todo mundo quer viver, saborear esta palavra na sua extensão e plenitude, mas só quem sabe ensinar, falar e viver o amor são a pessoa que tem o Espírito de Deus em sua vida, simplesmente porque a Bíblia diz que Deus é amor. Logo, só Ele pode falar e ensinar sobre as dimensões, a profundidade e a largura desta essência divina.
É muito fácil entender uma atitude sem amor, ela vem recheada de egoísmo, injustiça, e todos os desvalores da vida. Deus não pode ser confundido com o engano e a mentira, se não conhecermos o amor verdadeiro, poderemos ser facilmente enganados neste mundo de aparências, engodo, ilusões e artifícios superficiais da nossa mente humana, finita e cheias de contradições.
Afinal, como saber se realmente amo? Como saber se realmente sou amado, como deixar as aparências em nome do verídico, da realidade, da tangilidade e da luz que é a mãe da verdade? Em primeiro lugar preciso conhecer quem sou. Somos em nossa existência frágil, humana, fruto do amor e da Graça de Deus, ou seja, ninguém, neste mundo, é melhor ou maior do que o outro, todos estamos sentenciados no mesmo processo: Na carne o homem é falido, é pobre, é pequeno e morre. Só isso já seria o suficiente para não julgar o próximo, para não exaltar-nos a nós mesmos, para não ter confiança na natureza humana. Conhecer a si mesmo, na carne, é conhecer nossa origem espiritual.
Ninguém pode amar de verdade sem ter sido amado por Deus primeiro. Deus disse: “...Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú...” Como Deus pode amar um e não os dois se Ele é amor? Porque a Palavra coloca desta forma? Deus realmente não amou a Isaú e sim a Jacó, pelo simples fato de ser Jacó conhecido de Deus desde antes da fundação do mundo e Isaú nunca foi conhecido do Pai. Quando Ele coloca pessoas do seu lado esquerdo, Ele diz: “...Eu nunca vos conheci...” Parece estranho, mas é totalmente normal, quando nos relacionamos com este tipo de pessoas as quais Deus nunca conheceu. Elas são fingidas, conseguem conviver com a mentira facilmente, são desrespeitosas, caluniadoras, tem aparências de santidade, mas negam o amor verdadeiro e não conseguem amar. As pessoas que não tem o Espírito de Deus, seus sentimentos estão à nível da pele, superficialmente instalados, não tem profundidade e nem verdade. São iludidas por si mesmas, são religiosas, professam temer a Deus, mas não conseguem, dizem amar a justiça sendo injustas, dizem perdoar, mas isto só ocorre na vida de alguém que ama com o amor produzido pelo Espírito. Nossa natureza humana se emociona, mas não consegue amar, encanta, mas não consegue ser puro seu sentimento, pois é preciso envolver o céu e o coração de Deus, para se sentir e viver qualquer verdade sobre a terra. É difícil absorver este entendimento: ...”O Rei dirá aos que estiverem na sua esquerda: Apartai-vos de mim, pois nunca vos conheci....” Quem está falando aqui é um Deus cheio de amor, de justiça e de paz, para um grupo de seres humanos, que não foram predestinados e nem conhecidos do Pai em tempo algum. Mesmo estes envolvidos em religiosidades e obras sociais, não é suficiente para produzir a justiça que vem da fé, pois esta é um dom de Deus e entregue somente aos filhos eleitos, cujo coração é terra boa, pronta para fertilizar sementes divinas. Deus não pode se surpreender com nada, pois todos os seus filhos estão conhecidos do céu e da terra, assim como, outras sementes não são conhecidas no céu, apenas reveladas na terra.
A pergunta é: Posso esperar se amado(a) por alguém que não tem o Espírito de Deus? A resposta é: Não! Espere convivência, tolerância de sua parte, até Deus te revelar quem você é, depois entenderá que esta pessoa quer te amar mas não pode, pois não foi colocada para isso. ....”Pode o leopardo mudar as listas do seu corpo?...” Tão pouco o amor nasce por conveniência, interesse, trocas de política social. O amor não se contamina com a natureza humana. Para conhecer o verdadeiro amor, é preciso conhecer primeiro o Deus de Amor e ser conhecido por Ele, isto não depende de quem quer ou deseja, mas de uma predestinação que está além do véu, além das aparências.
Então, como saber viver o verdadeiro amor? Quando uma pessoa tem o Espírito, amar não custa, não pesa, não estressa, não mata, não cria constrangimentos. Amar é uma conseqüência de quem é por Deus conhecido. A maior denúncia de quem ama é a obediência à Palavra: Amai ao próximo como a si mesmo. Muitos não entendem está máxima de Jesus, mas Ele faz questão de reprisar este pensamento ao dizer: “...Porque reparas tu o problema do teu irmão e esquece do teu? Hipócrita, resolve primeiro a tua dor, o teu argueiro, e então verás e terás força e saúde para ajudar o teu irmão...” Parece uma palavra muito dura, mas o recheio dela chama-se justiça. Amor sem justiça e justiça sem amor, tem a ausência de Deus. Eu não posso praticar bondade, generosidade, apenas para mostrar ou provar que eu sou bom, isto não é fruto do Espírito e sim da minha natureza, hipócrita e arrogante da carne. Deus não aceita que eu pense no próximo antes de pensar em mim mesmo, não seria justo e a maior característica do amor verdadeiro é a justiça. As pessoas não reconhecem, não agradecem, pelo contrário, criticam e são eternamente insatisfeitas, então, quando amamos a nós mesmos, estamos honrando a Deus e dizendo que Ele tem razão.
É fácil perceber o fruto do amor pelo Espírito, veja: O amor cuida, não procura seus interesses, não se recente do mal, mas não faz aliança com ele jamais, tudo suporta em nome da justiça e tudo deixa de suportar em nome da justiça, tudo espera porque é paciente, mas é proativo para o bem. Não é mentiroso nem arrogante, pelo contrário tem perfil de humildade e simplicidade diante do requinte e do glamour deste mundo.
A felicidade não é imposta pela alegria, nem a alegria é forjada por momentos felizes, existe uma leveza na essência de quem ama com o amor produzido pelo Espírito de Deus. Ninguém conseguirá amar alguém porque acha bonito, divino, essas pessoas cometem o erro magistral de achar que Deus faz política, muda em função de interesses. Se o amor é um mandamento, se sou obrigado a amar, esta é a maior prova da ausência do amor de Deus. Por outro lado, se o amor é um sentimento puro, imaculado, cuja fonte é o coração de Deus, tudo que é gerado por força de lei, destitui-se da Graça divina. Tudo que nasce da violência da imposição, quebra a justiça de Deus. Quando Deus corrige um filho, o faz por amor, não para lhe condenar, passar por constrangimentos, humilhá-lo, como fazem os sentimentos humanos. Deus se vale até dos nossos erros para nos ensinar a amá-lo ainda mais, quando nos levanta de quedas, de frustrações e de situações produzidas pela nossa humanidade.
Ninguém precisa ser poeta para provar que ama, as atitudes e o comportamento é a maior prova de amor entre as pessoas. Mandar pétalas de rosas para um cônjuge é lindo para a sociedade, mas o amor é provado, quando as pétalas caem no chão, quando tudo passa, quando não há aplausos, é neste momento que se prova o amor, é só quem conhece e tem Jesus, poderá manifestá-lo, com verdade ou com mentira, de qualquer forma ele se manifesta.
O que fazer então diante de tudo isto? Não julgar, não condenar, não agir precipitadamente, não enganar, não orientar-se com violência. É fácil e simples amar e ao mesmo tempo, impossível este amor ser praticado por quem não tem Deus no coração, não tem a marca do Sangue de Cristo e nem o nome arrolado nos céus. Demos Glórias a Deus!! Porque podemos amá-lo e amar, sem que para isso precisemos sofrer, pois quem tem Jesus tem a vida, tem o amor, tem o próprio Deus vivo dentro de si.
Um grade abraço para você!!!! Eu te amo no Amor de Cristo...
SEVERINO JOSÉ
07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário